13 de outubro de 2009

19

Assisti nas semanas passadas peças de 20 anos do companias teatrais brasileiras, entre elas: Armazem Cia. de Teatro, Compania do Atores, Galpão, entre outras.

Estranho pensar que são 20 anos de Compania. Cada um com seus trinta, quarenta, ou mais em anos de idade, dedicaram suas vidas durante mais do que vinte anos para fazer um teatro que não exagera em imitações, e se limita a mostrar palavra por palavra para compor qualquer sentido que passe pela cabeça de um ouvinte. Movimentação marcada, partitura de ações fidelíssima, tudo para expressar e viver um momento que para eles é mais que rotina, e para nós tão particular e incomum.
É como uma mensagem que se arrastando mostra que se pode fazer muito com pouco tempo, e simultaneamente, que para ser muito, precisa-se de muito tempo . Se você estiver de pernas pro ar nada acontece.
"Quero virar um astro rápido!IUUPI!", diz o menino sonhador, "Põem seu nome numa estrela!! Mas não garanto reconhecimento!", responde o velhinho sábio. Um cocô de pombo pode cair na sua cabeça, mas dinheiro e sucesso nunca.
20 anos é mais do que eu viva, e é um terço da idade do meu pai, contraditório.
Muito ou pouco, não sei.
Um engenheiro x : passa vinte anos dentro de seu escritório, idealizando algo que concretiza. Estuda, cadeira, livro, faculdade, estágio, promoção no emprego, 3.000 reais, 4.000 reais, 20.000 reais, e cresce, cresce a medida que sua experiência se afirma diante daqueles considerados medíocres. Ele passa vinte anos de sua vida, aperfeiçoando sua própria técnica de acumular: cargos, money, geld, money, cargos, bufunfa...

São 20 anos. E eu tenho 19.
Em vinte anos, quem sabe as coisas evoluem, e como.
Ganhei aquilo que pode se chamar de escolha, "livre" escolha.
Daqui a 20 poderei dizer: "Sei vivenciar algo que parece novo todos os dias.", ou então, "Sei acumular cargos e bufunfa...(lendo repita essas duas palavras 20 vezes)".

2 comentários:

  1. Qual é a do cargos e bufunfa??
    Fiquei repetindo, repetindo e não peguei?
    Estão vinculados?

    Estou feliz com minha carreirinha de viado de merda....
    mas se quer um prêmio de consolação, pelo menos você ainda tem 1 ano para fazer seus 20 anos valerem algo. Pior sou eu, que já não tenho mais como fazer isso.

    you know you love me
    XoXo

    ResponderExcluir
  2. Minha meta são para os próximos 20, não para o ano que vem... ainda dá tempo, e ainda meus 19 valem muito, hehehe, sempre vale.

    Cargos e bufunfa!! hahaha! Podem ou não ter algum vínculo!

    ResponderExcluir